Lar de S. João CASA SANTA CRUZ
PESQUISA
 

Resenha Histórica

O Lar de S. João, assim denominado em honra do orago da paróquia, começou a funcionar no dia 24 de Junho de 1977, em regime experimental. Tendo beneficiado, inicialmente, de obras de adaptação, e posteriormente, de sucessivas ampliações, este estabelecimento ocupa o espaço onde esteve instalada, de 1961 a 1967, uma Enfermaria – Abrigo, construída de raiz para o tratamento de doentes de tuberculose. Presentemente, este Lar acolhe 65 utentes de ambos os sexos na resposta social Lar para Idosos.

Com instalações modernas e um acolhedor jardim envolvente, este estabelecimento é uma referência de qualidade entre os seus congéneres. Os residentes têm ao seu dispor apoio médico, de enfermagem e reabilitação, assistência religiosa e actividades de animação sócio-cultural, algumas das quais ocorrendo fora da Instituição.

É nas instalações do Lar de São João que a Santa Casa tem a sua sede e onde se reúnem, habitualmente, os Corpos Sociais.

Em 2001 foi concluída a construção, no jardim, de 7 residências para idosos. São vivendas em banda, independentes entre si e separadas por escassos metros do edifício do Lar. Compostas por sala, quarto, casa de banho e varanda, podem receber duas pessoas cada. Gozando de privacidade, os residentes podem dispor, ao mesmo tempo, de todos os serviços que o Lar oferece, bem como usufruir dos espaços comuns.

No espaço físico do Lar de S. João funciona, também, a resposta social Centro de Dia. A Santa Casa presta, ainda, apoio domiciliário a cerca de 40 pessoas da cidade e implementou recentemente uma nova resposta social: Atendimento Domiciliário Permanente (24h) – “Sempre Consigo!”.

Esta última resposta destina-se a todos os idosos e dependentes do concelho do Cartaxo e contou com o apoio do programa “A Nossa Terra Quer” da estação televisiva SIC e de muitos amigos da Instituição que através do seu telefonema contribuíram para que o projecto da Santa Casa fosse o mais votado do distrito de Santarém.