|   | 
                        
			
			APRESENTAÇÃO DOS SÍMBOLOS HERÁLDICOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CARTAXO 
 
    Motivação para obtenção de símbolos heráldicos: 
 Em boa hora a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo decidiu obter os símbolos heráldicos desta Instituição, uma vez que até à data em ocasiões oficiais apenas se podia fazer representar presencialmente, pelos seus Corpos sociais.
 
 
Cronologia das acções empreendidas: 
 Em Março de 2005 avançámos para o estudo da heráldica da Santa Casa, tendo sido aprovados pela Assembleia Geral de Irmãos os Símbolos heráldicos e a sua ordenação em 24 de Novembro de 2005.
 
 Em 27 de Janeiro de 2006 foi publicado em Diário da República o Edital datado de 4 de Janeiro de 2006 que consagra e torna oficial o uso do brasão, bandeira e selo da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo.
 Assim, gostávamos de partilhar convosco, irmãos e amigos da descrição desses símbolos: 
 Brasão: De prata, géminas ondadas de azul, entre estrela de sete pontas de vermelho e rosa heráldica do mesmo, botoada de ouro e apontada de verde, em chefe, e cacho de uvas de púrpura folhado de verde, em campanha. Coroa mariana de ouro, com sua pedraria. Listel branco, com a legenda a negro: Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo.
 
 Bandeira: Branca, com aspa firmada de azul; bordadura de vermelho, acantonada de branco, com os cantos carregados, alternadamente, do monograma “Miz” e de labareda de vermelho, acesa de ouro. Cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de prata.
 
 Selo: Circular, tendo ao centro a representação das figuras do escudo, sem indicação de metais e esmaltes e, em volta, a legenda: Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo.
 
 
 Significado das cores
 
 Amarelo: Ouro
 Branco: Prata
 
 Azul: Justiça, doçura, nobreza, virtude, dignidade.
 Vermelho: Valentia, firmeza, generosidade, amor.
 Púrpura: Dignidade, elevação, realeza.
 
 Verde: Natureza, simplicidade, vitalidade.
 
 
 Significado dos símbolos:
 
 Estrela de sete pontas: As obras de misericórdia espirituais.
 
 Rosa heráldica de sete pétalas: As obras de misericórdia corporais.
 
 Géminas: Duas faixas muito estreitas separadas entre si por um espaço de largura igual à de cada uma delas. No caso deste brasão, representam o rio Tejo.
 
 Em chefe: Parte superior do escudo.
 
 Em campanha: Restante parte do escudo.
 
 Cacho de uvas: Como qualquer fruto múltiplo (pinha, romã…) significa abundância, generosidade. No caso deste brasão, representa o cultivo da vinha e a riqueza económica do concelho do Cartaxo.
 

   |   |